Blog

Como escolher o ar condicionado de acordo com o tamanho da sala

rede split portão
 
Quer inovar no conforto da sua casa? Que tal comprar um ar condicionado para sua sala? Boa ideia! Mas você sabe como escolher entre os diferentes tamanhos e modelos de aparelhos o ideal para a sua necessidade? Geralmente, as pessoas preferem os modelos com maior potência, ou, em linguagem mais técnica, BTU, que é a sigla para British Thermal Unit, ou em português, Unidade Térmica Britânica. Ela é que define a potência de refrigeração de cada ar condicionado.
 
Como definir isso de acordo com o tamanho da sua sala e como escolher o ar condicionado? É o que vamos explicar neste artigo.

Como escolher o ar condicionado de acordo com o tamanho da sala

Quanto maior o tamanho do cômodo, mais BTUs o ar condicionado deverá ter para refrescar o ambiente de modo eficiente e confortável. Por exemplo, em uma área de 9 metros quadrados, será necessário um aparelho com capacidade de 7.500 BTUs. Entretanto, em um lugar maior, com 70 metros quadrados, a potência do ar condicionado deve ser de 30.000 BTUs. Se você não é muito bom com matemática, não se preocupe, lojas especializadas na venda desses aparelhos possuem uma tabela de referência com esses dados.

Considere o sol

Outro fator que influencia bastante na potência do ar condicionado é a quantidade de sol recebida pelo ambiente durante o dia. Nos exemplos acima citados, foi considerada somente a incidência do sol da manhã. No entanto, se a área de 9 metros quadrados receber o sol da tarde ou o dia inteiro, a capacidade de BTUs aumenta para 9.000. Já na área de 70 metros quadrados, os 30.000 BTUs serão mantidos. A quantidade de pessoas que frequentam o cômodo também interfere na potência do aparelho.

Pense nas suas necessidades

Cada modelo se encaixa melhor com uma necessidade do consumidor. Se for um ambiente menor, com pouca circulação de pessoas e baixa incidência de luz, dê preferência a aparelhos com baixa potência, que reduzem o consumo de energia, como os modelos Portáteis e os modelos Janela. Se o local for médio, com luz mediana e fluxo de pessoas moderado, é melhor escolher um modelo Split. E finalmente, se o cômodo for amplo, com muita circulação de pessoas, como uma sala, por exemplo, é necessário um modelo mais potente, como o Split Cassete ou o Piso Teto.

Fique de olho na voltagem e no consumo de energia

Quando for comprar o seu ar condicionado, fique atento à voltagem da sua casa e se ela é compatível à do aparelho, para não correr o risco dele queimar ou ter que trocar toda a fiação de sua residência. Outro fator digno de atenção é o selo do Inmetro de eficiência energética. Os dados dele permitem analisar o consumo do aparelho escolhido: Os de índice A e B consomem menos eletricidade que os C, D e E.
 
Com as dicas acima, que te ajudam a escolher o melhor ar condicionado e trazer mais conforto para sua casa, está garantida uma ótima compra. Você também pode conferir outras dicas. Afinal, ter uma casa mais arejada e estilosa não é difícil. E aqui na Rede Split Portão você conta com profissionais altamente qualificados para lhe auxiliar.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

FICAREMOS ORGULHOSOS EM PODER ATENDÊ-LO
 
 
 
 

VISITE NOSSA LOJA

CONFIRA DE PERTO O QUE PODEMOS OFERECER
 
Rua Manaus, 40 - Sala 02
Centro - Portão / RS